sábado, 21 de abril de 2012

Como ter o modo clássico no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin


Modo Classico no Ubuntu 12.04 Precise PangolinMO Ubuntu, por pa­drão, traz o am­bi­ente grá­fico Unity, que se ca­rac­te­riza por ter uma lan­çador de apli­ca­ções (cha­mado de Dash) e uma barra la­teral re­cheado de efeitos vi­suais e fun­ci­o­na­li­dades im­por­tantes para au­mentar a pro­du­ti­vi­dade.
Apesar deste am­bi­ente pro­meter maior pro­du­ti­vi­dade, a ver­dade é que ele é di­fe­rente do usual, não tra­zendo um menu de acesso rá­pido às apli­ca­ções nem uma lista de ja­nelas abertas. Para todos os uti­li­za­dores que pro­curem um am­bi­ente com essas ca­rac­te­rís­ticas, existe uma boa no­tícia: eles podem trocar para o Gnome-Classic.
O Gnome-Classic é ca­rac­te­ri­zado por ter um vi­sual sim­plista e leve, muito se­me­lhante ao vi­sual dos Ubuntus mais an­tigos e até do Win­dows, ou seja, com um menu prin­cipal de acesso rá­pido às apli­ca­ções ins­ta­ladas e às pastas/lo­cais mais im­por­tantes do sis­tema. Assim, neste ar­tigo mostra-se como se pode ter esse am­bi­ente grá­fico no Ubuntu 12.04 Pre­cise Pan­golin.

Modo Classico no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - MenusMDe uma forma geral o Gnome-Classic, também cha­mado de Ubuntu clás­sico, apre­senta-se com um vi­sual cons­ti­tuído por duas barras (ver imagem abaixo):
  • Uma barra su­pe­rior que: in­clui o menu prin­cipal de acesso às apli­ca­ções e lo­cais im­por­tantes do sis­tema (mos­trado na imagem acima) e in­clui os vá­rios in­di­ca­dores abertos, no­me­a­da­mente o con­trolo do som, da rede e re­lógio;
  • Uma barra in­fe­rior: que in­clui a lista das ja­nelas abertas na área de tra­balho e também um ícone que pos­si­bi­lita trocar de áreas de tra­balho.
Encerrar sessão para trocar de ambiente gráficoM

Como ter o Ubuntu clás­sico no Ubuntu 11.10?

O Gnome-Classic, não vem ins­ta­lado por pa­drão, no en­tanto, a sua ins­ta­lação é ex­tre­ma­mente sim­ples e a ati­vação é igual­mente fácil pois passa por es­co­lher o Gnome-Classic na tela de login. Siga o pro­ce­di­mento ex­pli­cado a se­guir e caso tenha dú­vidas veja o vídeo de­mons­tra­tivo no final do ar­tigo.
Para co­meçar de­verá clicar no botão se­guinte ou então de­verá es­crever co­mando se­guinte no ter­minal para ins­talar o Gnome-Classic:
sudo apt-get ins­tall gnome-ses­sion-fall­back
De­pois do pro­cesso de ins­ta­lação ter ter­mi­nado, você já pode efe­ti­va­mente uti­lizar este am­bi­ente grá­fico. Para tal, tal como re­fe­rido no início desta secção, pre­cisa de ir à tela de login do Ubuntu. Pode fazer de duas ma­neiras, rei­ni­ci­ando o Ubuntu ou sim­ples­mente rei­ni­ci­ando a sessão, ou seja, cli­cando no botão do Menu do Sis­tema (que se en­contra no canto su­pe­rior di­reito) e es­co­lhendo a opção “En­cerrar sessão…
Encerrar sessão para trocar de ambiente gráficoM
Quando es­tiver na tela do login do Ubuntu, clique no botão que fica ime­di­a­ta­mente acima da caixa de texto onde você di­gita a sua senha, tal como na imagem abaixo:
botao dos ambientes visuais do UbuntuM
Ao clicar nesse botão, será apre­sen­tada uma lista com os vá­rios am­bi­entes grá­ficos que você tem ins­ta­lados. Se se­guiu este ar­tigo, de­verá ter não só a opção “Ubuntu” e “Ubuntu 2D” (as op­ções do Unity que Ubuntu traz por pa­drão) mas também as opões “GNOME Classic” e “Gnome Classic (No ef­fects)”. Destas duas úl­timas, a pri­meira é o Gnome-Classic normal com al­guns efeitos vi­suais (que o Unity também tem) e o se­gundo é ainda mais leve pois não traz esses efeitos vi­suais.
Modo Classico no Ubuntu 12.04 Precise PangolinMAssim, es­colha a opção “Gnome Classic” e de­pois di­gite a senha como nor­mal­mente você faz para aceder ao Ubuntu. Verá que o am­bi­ente grá­fico já não é o Unity mas, sim, o Ubuntu Clás­sico.

Como voltar ao Unity?

Você ins­talou o Gnome-Classic mas não gostou do am­bi­ente grá­fico e agora quer voltar para o pa­drão do Ubuntu que é o Unity? Muito sim­ples, volte à tela de login tal como des­crito na secção an­te­rior, e em vez de es­co­lher “GNOME Classic”, es­colha a opção “Ubuntu”. De­pois di­gite no­va­mente a senha para en­trar no Ubuntu com o Unity.
unity no login do UbuntuM

Vídeo de­mons­tra­tivo

Se ficou com al­guma dú­vida sobre este pro­ce­di­mento, a equipa do Ubun­tued re­co­menda que você veja este vídeo que não só mostra a ins­ta­lação como a al­te­ração entre am­bi­entes grá­ficos: pri­meiro al­te­ração para o Gnome-Classic e de­pois a voltar para o Unity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário