quarta-feira, 7 de maio de 2014

O Ubuntu 14.04 LTS agora voa…conheça as novidades


Tal como prometido pela equipa da Canonical, o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) chegou no passado dia 17 de Abril e são várias as novidades. O Ubuntu está finalmente mais rápido, e toda a interface apresenta agora um aspecto mais polido e elegante. hoje vamos conhecer 9 das novidades presentes nesta  versão.

ubu14_000

As mudanças para o Ubuntu 14.04 LTS  não foram radicais… mas esta nova versão oferece um aumento significativo ao nível de performance. Depois há também a destacar o suporte a 5 anos que dá um conjunto de garantias aos utilizadores. Mas vamos as novidades…

O Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) traz algumas novidades, das quais se destacam:
  • Linux kernel 3.13
  • Libreoffice suite versão 4.2.3
  • Melhor performance na Dash
  • Suporte para SSD TRIM
  • Unity Control Center
  • Upstart foi actualizado para a versão 1.12.1
  • Muitas aplicações foram integradas com o Unity , ao nível dos menus
  • Menus locais integrados
  • HiDPI (High pixel density display – Retina) para ecrãs de alta resolução
  • Removidas as bordas das janelas
  • …e muito mais – ver aqui
Menus locais integrados . Com esta funcionalidade, os utilizadores têm uma forma facilidade de navegar entre menus.

ub_1404_03

Para ativar basta ir a System Settings > Apperance e depois no separador Behavior

ubu14_02

Unity Lock Screen – Agora basta carregar em Ctrl+L para um bloqueio rápido do sistema

ubu14_00

Janelas Border-less e cantos Anti-aliased

ubu14_03

Dash: Várias melhorias ao nível da Dash…está mais rápida e já não aparecem os resultados da Amazon

ubu14_04

Menus e Title bars podem agora dimensionados

ubu14_05

Suporte melhorado para placas de som

ubu14_06

Pesquisa Type-ahead no Nautilus volta a estar disponivel

ubu14_07

Smart Launcher pode agora ser dimensionado até 8px

ubu14_08

Ao nível do software há também a destacar a actualização de várias aplicações para as seguintes versões:
  • Firefox 28
  • Thunderbird 24.4
  • LibreOffice 4.2.3
  • Nautilus 3.10.
  • Gedit 3.10.4
  • Totem 3.10.1
  • Deja-Dup Backup Tool 30
  • Shotwell 0.18
  • Rhythmbox 3.0.2
  • Empathy 3.8.6
  • Transmission 2.82
  • Ubuntu Software Center 13.10
  • Unity 7.2.0 (+14.04.20140414.1)
  • GTK 3.10.8.
Nos último anos, o Ubuntu sempre foi alvo de várias criticas relativamente à performance isto por causa da interface unity. Hoje a interface está mais completa, mais funcional…e especialmente mais leve. Quem já tinha desistido do Ubuntu…é hora de dar uma segunda oportunidade.

O que acham do novo Ubuntu 14.04 LTS? …Irá conquistar de novos os utilizadores e em especial trazer os utilizadores do Windows XP para o mundo Linux?
Download: Ubuntu Desktop
Download: Ubuntu Server
Fonte [ http://pplware.sapo.pt/linux/o-ubuntu-14-04-lts-trusty-tahr-agora-voaconheca-as-novidades/]

Senha/usuário root Linux Educacional 5.0


Para estabelecer um padrão o MEC - Ministério da Educação definiu que os usuários seriam criados automaticamente na distribuição linux educacional sendo eles:
Usuário: professor                senha: professor
Usuário: aluno                 senha: aluno
Usuário: root(Administrador) senha: qwe123
 
Apesar da postagem ser para o LE4, serve para o LE5 também.

No Linux Educacional 5.0 versões escola e multiterminal o usuário root é o “admin”, então para fazer alterações como root existem algumas opções:
1- Logar como admin na tela de login:
  • Usuário: admin
  • Senha: admin
2- Adicionar o usuário professor, ou qualquer outro usuário, ao grupo sudo, desta forma você poderá fazer alterações como super usuário quando logado com o usuário adicionado a este grupo:
  • Para isto, logado como admin, abra um terminal e digite sudo gpasswd -a usuário sudo
obs: substitua o nome usuário, pelo nome que você quer adicionar no grupo sudo

3- Podes ainda, sempre que quiser fazer alguma alteração como super usuário, acessar a conta admin via terminal:
  • Abra um terminal e digite su admin, digite a senha admin. Agora estás apto a fazer qualquer alteração via terminal, sem precisar fechar sessão para logar como admin.
Mias curiosidades sobre o LE - Linux Educacional acesse o link do manual do usuário

http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/ManualLE5.pdf

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Download Gratuito do livro Ubuntu – Guia do Iniciante de Carlos Eduardo do Val


Carlos Eduardo do Val  publicou um livro digital gratuito sobre Ubuntu para iniciantes: Ubuntu – Guia do Iniciante. Se você quer começar no Linux e não sabe como instalar, tem medo, ou está tentando se adaptar aos poucos vale a pena ler. 
Baixe em:
Ele tem o apoio da Revista Espírito Livre, revista que completou dois anos .
No livro os temas são abordados para usuários comuns ou mesmo iniciantes sem conhecimentos de informática, apresentando conceitos sobre Linux, o ambiente gráfico usado no Ubuntu (o Gnome), os menus, itens de configuração, codecs, instalação, formatação e particionamento, e também virtualização com o VirtualBox.
Aliás acho mais fácil até um usuário iniciante usar Linux no dia-a-dia do que um usuário que nasceu no mundo Windows… 




DICA EXTRA: baixe também meu ebook O que é Linux? Tutorial e apresentação para Iniciantes, com conceitos teóricos para quem chega pela primeira vez no sistema.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Universidades disponibilizam vídeos dos seus cursos na internet


Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no MEC, 10% dos alunos que se formam hoje no Brasil fazem uma pós-graduação. Há dois tipos bem diferentes deste tipo de curso: o lato sensu e o stricto sensu.
O lato sensu são os cursos de especialização e os MBAs. Eles duram geralmente um ano e meio e seguem as regras das instituições que promovem os cursos ou da Associação Nacional de MBAs. São cursos mais voltados para o aperfeiçoamento e atualização profissional. Atualmente, há mais de 125 mil opções no Brasil. No final, os alunos recebem um certificado.
Já o stricto sensu são cursos de mestrado e doutorado, que duram de um a quatro anos e normalmente são mais teóricos e voltados para o ensino e pesquisa. Eles são regulamentados pelo Ministério da Educação e, por isso, os alunos recebem um diploma depois da conclusão.




O mercado exige profissionais cada vez mais bem preparados e a pós-graduação é um diferencial, mas para a consultora de carreira, Adriana Gomes, a escolha do curso pode vir com o tempo, com a experiência no próprio mercado. “Ele poderia vivenciar um pouco mais a experiência do mercado de trabalho para conhecer um pouco mais da profissão que ele escolheu e, aí sim, poder escolher uma pós-graduação com alguns focos. Quanto mais experiência ele tiver, melhor, porque assim, quando ele terminar a graduação, pode dizer que se identifica com a área. Ele tem uma bagagem de vida maior, que permite com que ele faça uma escolha que seja muito mais consciente e adequada”, opina.


Cursos online
Uma tendência para quem quer se aperfeiçoar com ensino de qualidade e sem sair de casa são os MOOCS (sigla em para Massive Open Online Course, que em português significa cursos online abertos oferecidos em larga escala). Este tipo de curso é um fenômeno recente mundial, que permite que qualquer pessoa tenha acesso a aulas das melhores universidades do mundo. É tudo feito online e de graça.

Instituições famosas como Harvard e Berkeley colocam vídeos gratuitos na web. Site brasileiro reúne e traduz conteúdo das universidades americanas.

Abaixo estão algumas opções de moocs e endereços online de universidades que disponibilizam conteúdo gratuitamente:
  
Coursera: www.coursera.org
Criado pelas universidades americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pensylvania, hoje a plataforma já reúne 88 instituições de grande relevância mundial. Cursos sobre Algoritmos, Teoria dos Jogos e Mitologia. As aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da Califórnia, de Michigan e da Pensilvânia.

Plataforma online criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology) para oferecer cursos livres e gratuitos para milhares de pessoas simultaneamente em todo mundo. Hoje participam mais dez universidades, dentre elas UC Berkeley, Georgetown, Wellesley e Texas System.
VEDUCA : www.veduca.com.br
No ar desde março de 2012, Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português. O Veduca reúne mais de 5.500 aulas, já vistas por mais de 170 milhões de pessoas no Youtube. O portal conta com 16 das principais universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, USP, Unicamp e Unesp.
Udacity : https://www.udacity.com/
 Oferece seis cursos na área tecnológica, introdução à inteligência artificial.

Youtube EDU : http://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
Conteúdo educacional dividido em categorias como universidade, ensino fundamental e médio, e aprendizado aara toda a vida.

Unicamp : http://www.prg.unicamp.br/aulas/
Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Qual será que é o significativo do termo "Ubuntu" ?


Um dos derivados mais famosos do sistema operacional Linux, o Ubuntu — “humanidade para com os outros”, em uma das traduções possíveis —, empresta seu nome de uma ética ou ideologia do idioma bando Ngúni. Trata-se de uma filosofia compartilhada por vários países da África, cujo foco se concentra nas alianças e nos relacionamentos das pessoas umas com as outras.
“Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, sem se preocupar em julgá-los como bons ou maus, com a consciência de que faz parte de algo maior e de que é tão diminuta quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”, disse o arcebispo Desmond Tutu, laureado com o Nobel da Paz.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça o Linux Educacional 5.0 a Versão Ubuntu com Gnome 3.0 do Governo Brasileiro para as Escolas



linux-educacional

Conheça o Linux Educacional 5.0 a Versão Ubuntu com Gnome do Governo Brasileiro para as Escolas. Quem Trabalha em uma escola e ainda não conhece nenhuma distribuição GNU/Linux dedicada ao meio educacional? Então conheça a mais nova versão do Linux Educacional, a versão 5.0. O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social.

A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários.
Caso queira conhecer o sistema sem instalá-lo, basta fazer um tour, clicando no link a seguir:  
 

Com informações do Linux Educacional.

Academic Degree in Computer Science

Olá caros Leitores !
Estou afastado da plataforma blog a alguns meses, ano passado (2013), estava apresentando minha monografia e me preparando para a cerimônia de colação de grau em bacharelado em Ciências da Computação.

Da esquerda para direita: Bacharéis em Ciência da Computação Deyque Peterson Pires Souza e Felipe Costa Fernandes - Coordenador do Curso de Ciências da Computação pela UNIPAC Vale do Aço .

Junto a UNIPAC Vale do Aço. A Colação de Grau bacharelado em Ciência da Computação da turma 2013/2 em 12 de fevereiro de 2014.

Segue o vídeo do Evento:
 

Agradeço  A todos pelo apoio e a ajuda nestes últimos 4 anos

Até a proxima..   ;-)



quinta-feira, 13 de março de 2014

Assista o Star Wars diretamente do seu terminal Linux

Decidi compartilhar com vocês algo muito interesante. Trata-se de assistir o Star Wars diretamente do seu terminal Linux!
Isso mesmo. Se você é fã do Star Wars, e acima de tudo, um Nerd assumido, abra se terminal Linux, independente da distribuição Linux que você esteja usando, e digite o comando abaixo:

telnet towel.blinkenlights.nl

Dê ENTER e se divirta….  o episódio foi escrito em ASCII e é bem interessante, além de extremamente criativo.


sexta-feira, 7 de março de 2014

Alterar ordem de Boot entre do Grub do Debian Gnu/linux ou variantes

Existem muitos usuários iniciantes que desejam fazer dual-boot em sua maquina, para ter a experiência de possuir dois sistemas na mesma maquina, como por exemplo, entre Windows e Linux, seja ele o Debian ou sua variação(sabores) mais utilizadas com o Ubuntu.  Ou que desejam mudar a ordem de inicialização destes sistemas no Grub. Muitas vezes os usuários iniciantes querem testar o linux mais outras pessoas utilizam a mesma maquina. ou esta maquina pertence a  um laboratório que a prioridade é o uso do Windows e possui o linux como sistema secundário quando a maquina liga o usuário leigo não tem que utilizar setas cursores para selecionar e teclar enter no sistema desejado.

Primeiro vamos intender o que é o Grub :



Ele é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados.

Esta dica é uma maneira bem rápida para podermos mudar a ordem de listagem do menu do Grub.

Vamos editar somente os arquivos e renomeá-los.
Então vamos ao terminal pessoal !!!
Primeiro
 Abra o terminal no ubuntu um atalho que é combinação de teclas Ctrl + Atl + Tecla T; vamos ao diretório

$ cd /etc/grub.d

Este diretorio não de permite alterar os dados pois você não tem permição logico que para isto temos que estar em ROOT.

$ sudo su

ou apenas

$ su

Digite  a senha de seu usuario que foi criada na instalação do sistema operacional é pronto:


Abra o "/etc/grub.d" que contém estes arquivos:
00_header
05_debian_theme
10_linux
20_memtester+
30_os_prober
40_custom
README

Se olharmos os arquivos, podemos ver que cada um deles começam com um número, este número definirá a ordem dos scripts do Grub.

Por exemplo:

- O primeiro script será o do “header”, que colocará o cabeçalho do Grub. Em seguida, o tema depois todos os kernel Linux que for encontrado e assim por diante.

Então, se mudarmos o nome do arquivo "30_0s-prober" para "09_os-prober", o Grub vai listar primeiro os sistemas Windows (e outros sistemas que não sejam linux).

* Lembrando que aqui estamos no terminal na pasta “/etc/grub.d”.

# sudo mv -i 30_os-prober 09_os-prober

Agora vamos listar o conteúdo da pasta, para vermos se a nova ordem está como deveria.

  # sudo ls
00_header
05_debian_theme
09_os_prober
10_linux
20_memtester+
40_custom
README

Vamos agora atualizar esta configuração.

  # sudo update-grub

Reinicie e verá a nova ordem de Boot.

Caso algo não saia com conforme dito, entre em contato aqui a baixo na postagem comente o ocorrido!
 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Wine 1.7.9 Liberado - Instalar no Ubuntu e Linux Mint 13.04/12.10/12.04/11.10 16/13


O WINE é uma fonte aberta, livre e um programa fácil de usar que permite que os usuários do Linux para executar alguns aplicativos do Windows baseados em Unix-like sistemas operacionais. O Wine é uma camada de compatibilidade para a instalação de quase todas as versões de programas do Windows.
Instalar Wine no Ubuntu.


Linux Torvalds em resposta a falta de drivers a empresas para LINUX


A instalação do Wine 1.7.9

Para instalar o Wine , abra o terminal pressionando "CTRL + ALT + T 'da área de trabalho e execute os seguintes comandos, um por-um no terminal.

 $  Sudo add-apt-repository ppa: ubuntu-wine/ppa
 $  Sudo apt-get update
 $  Sudo apt-get install wine1.7
 $  Sudo apt-get install winetricks

Começando 1.7.9 Wine

Para iniciar o programa Wine , você deve dar o caminho completo para o exe. programa. Por exemplo, vamos iniciar o notepad.exe programa através do Wine.
  
$ Wine notepad.exe
 
Começando Wine no Ubuntu

Configure Wine 1.7.9

A configuração padrão Wine é muito suficiente para a execução de aplicativos Windows, mas não todas as janelas aplicações baseadas executado em wine. E, em alguns casos, você pode necessário uma configuração extra para executar determinadas aplicações ou adicionando novas janelas de carro para mapeamento de CD-ROM drives.
A configuração do Wine é feito por ' winecfg utilidade ", por isso, a fim de configurar o Wine execute o seguinte comando no terminal.


$ Sudo winecfg
 

Configurando Wine no Ubuntu
Para adicionar um novo clique na unidade em 'Unidades '->' Adicionar Drive 'e, em seguida, dar caminho completo do cdrom . Veja a imagem abaixo.


Adicionando CD-ROM no Wine

Isto é muito útil para a instalação de jogos e aplicativos usando cdrom com Wine em sua caixa de Ubuntu.

Instalar do Windows Software Usando winetricks

Winetrick s é um pequeno script auxiliar para download e instalação de janelas com base software de e desaparecidos DDL arquivos que necessários para executar alguns programas em Wine. Para baixar e instalar programas de software, execute o utilitário " winetricks 'a partir do terminal. Por favor, note que o winetricks prefixo atual é o diretório home do usuário (ou seja, / home / user / .wine ). Então, o que você instalá-lo vai sob este diretório.

$ Sudo winetricks
 

Começando winetricks no Ubuntu
Ele irá pedir-lhe uma pergunta sobre a ajuda de desenvolvimento tempo winetricks enviando relatórios sobre estatísticas de Wine. Basta clicar em ' Sim ' .


Enviar winetricks Relatório
Clique em ' OK botão 'para avançar. Se você não quiser enviar relatórios para winetricks, então simples turn-off com o comando 'winetricks-optout '.


Vire-off Submeter winetricks Relatórios
Em seguida, selecione " Instalar uma DLL ou componente do Windows .


Instalar o software usando Wine
Selecione o software que deseja instalar. Vamos dizer que eu gostaria de instalar o Internet Explorer 8 .


Faça o download e instalar o Wine Softwares
O utilitário automaticamente baixar e instalar o software selecionado da tabela winetricks.


Winetricks download e instalar Softwares
Uma vez, o download ea instalação é concluída, ele irá iniciar automaticamente o programa. Veja a imagem abaixo.


Iniciando programas com Wine

Você também pode iniciar o programa, especificando o caminho completo do programa como:

$ Sudo wine "C: \ Arquivos de programas \ Internet Explorer \ iexplore 

Como eu disse acima que nem todos os programas funcionam com Wine. Então, eu recomendo que você confira o banco de dados aplicativo Wine antes de instalar qualquer software através do Wine.

Desinstalar o software do Windows usando winetricks

Se você deseja desinstalar o Internet Explorer com winetricks basta digitar o seguinte comando vai apagar completamente o programa. Você também excluir diretamente o diretório do programa do Wine. diretório como mostrado abaixo.
 
$ Sudo rm-rf .wine / drive_c / Programe Files \ / Internet \ Explorer /

Desinstalar Wine e winetricks

Se você não está feliz com o programa de Wine, você pode removê-la completamente, usando o seguinte comando.
 
$ Sudo apt-get remove winetricks wine1.7