segunda-feira, 14 de abril de 2014

Universidades disponibilizam vídeos dos seus cursos na internet


Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no MEC, 10% dos alunos que se formam hoje no Brasil fazem uma pós-graduação. Há dois tipos bem diferentes deste tipo de curso: o lato sensu e o stricto sensu.
O lato sensu são os cursos de especialização e os MBAs. Eles duram geralmente um ano e meio e seguem as regras das instituições que promovem os cursos ou da Associação Nacional de MBAs. São cursos mais voltados para o aperfeiçoamento e atualização profissional. Atualmente, há mais de 125 mil opções no Brasil. No final, os alunos recebem um certificado.
Já o stricto sensu são cursos de mestrado e doutorado, que duram de um a quatro anos e normalmente são mais teóricos e voltados para o ensino e pesquisa. Eles são regulamentados pelo Ministério da Educação e, por isso, os alunos recebem um diploma depois da conclusão.




O mercado exige profissionais cada vez mais bem preparados e a pós-graduação é um diferencial, mas para a consultora de carreira, Adriana Gomes, a escolha do curso pode vir com o tempo, com a experiência no próprio mercado. “Ele poderia vivenciar um pouco mais a experiência do mercado de trabalho para conhecer um pouco mais da profissão que ele escolheu e, aí sim, poder escolher uma pós-graduação com alguns focos. Quanto mais experiência ele tiver, melhor, porque assim, quando ele terminar a graduação, pode dizer que se identifica com a área. Ele tem uma bagagem de vida maior, que permite com que ele faça uma escolha que seja muito mais consciente e adequada”, opina.


Cursos online
Uma tendência para quem quer se aperfeiçoar com ensino de qualidade e sem sair de casa são os MOOCS (sigla em para Massive Open Online Course, que em português significa cursos online abertos oferecidos em larga escala). Este tipo de curso é um fenômeno recente mundial, que permite que qualquer pessoa tenha acesso a aulas das melhores universidades do mundo. É tudo feito online e de graça.

Instituições famosas como Harvard e Berkeley colocam vídeos gratuitos na web. Site brasileiro reúne e traduz conteúdo das universidades americanas.

Abaixo estão algumas opções de moocs e endereços online de universidades que disponibilizam conteúdo gratuitamente:
  
Coursera: www.coursera.org
Criado pelas universidades americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pensylvania, hoje a plataforma já reúne 88 instituições de grande relevância mundial. Cursos sobre Algoritmos, Teoria dos Jogos e Mitologia. As aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da Califórnia, de Michigan e da Pensilvânia.

Plataforma online criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology) para oferecer cursos livres e gratuitos para milhares de pessoas simultaneamente em todo mundo. Hoje participam mais dez universidades, dentre elas UC Berkeley, Georgetown, Wellesley e Texas System.
VEDUCA : www.veduca.com.br
No ar desde março de 2012, Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português. O Veduca reúne mais de 5.500 aulas, já vistas por mais de 170 milhões de pessoas no Youtube. O portal conta com 16 das principais universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, USP, Unicamp e Unesp.
Udacity : https://www.udacity.com/
 Oferece seis cursos na área tecnológica, introdução à inteligência artificial.

Youtube EDU : http://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
Conteúdo educacional dividido em categorias como universidade, ensino fundamental e médio, e aprendizado aara toda a vida.

Unicamp : http://www.prg.unicamp.br/aulas/
Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário