Ferrari Wireless F430 Cockpit
Número de produto : 2960709
2971005
2962068
4160545
Conjunto de cockpit (dobrável e sem fios) dotado de um volante e pedais integrados de alta precisão para a PlayStation® 3 e PC.
- VOLANTE: réplica fiel do volante do Ferrari F430 (escala 7:10)
Alavancas de velocidades em metal sequenciais acima & abaixo, para uma condução ao estilo do Ferrari GT.
Volante XXL: 28 cm de diâmetro!
Genuíno mostrador “Manettino®” com 5 posições retroiluminadas, para configurar o volante directamente no jogo (sensibilidade da condução, sistema de programação, etc.).
Punho com textura de borracha, para máximo conforto.
100% programável, com memória interna.
Volante destacável: o cockpit ocupa o mínimo de espaço quando guardado.
Compatível com 100% dos jogos para a PlayStation® 3 e jogos USB para PC (Windows® 7/Vista/XP).
CONJUNTO DE PEDAIS: 2 pedais de metal integrados directamente no cockpit (para total estabilidade)
Pedais de metal de longo curso, inspirados na forma dos pedais do Ferrari 430 Scuderia.
Pedal do travão com resistência magnética para maior realismo.
- COCKPIT: aerodinâmico com estrutura de metal ajustável – dobrável e transportável, para fácil armazenamento
50 horas de autonomia com 4 pilhas AA LR6 (não incluídas).
Base larga com contrapeso (10,5 kg no total) para máxima estabilidade.
Estrutura
de metal rígida e ajustável: um número infinito de posições possíveis
em função da altura do utilizador (adulto/criança) e do tipo de assento
(sofá/cadeira).
Estrutura dobrável com pega de transporte para fácil armazenamento.
Sistema de bloqueio da posição: ultra-eficiente e fácil de utilizar.
Aerodinâmico, com as cores metalizadas do “musetto” do Ferrari 430 Scuderia.
Aerodinâmico, com as cores metalizadas do “musetto” do Ferrari 430 Scuderia.
Feito para ferraristas, esse cockpit para jogos de corrida tem acelerador, freio, volante e câmbio em uma única peça. O tempo de resposta do volante e dos pedais durante corridas no INFOlab foi preciso. Porém, comparado com outros simuladores de pilotagem para videogame, o Ferrari Wireless GT F430 perde em realismo. Ele não conta com um sistema de feedback para reproduzir na direção o efeito da força exercida sobre o carro nas curvas ou o comportamento das rodas em uma derrapagem ou batida. A comunicação entre o equipamento o console é feita por um sistema sem fio alimentado por quatro pilhas. Ou seja, nem é preciso ligá-lo na tomada. Nos testes com o PS3 e Gran Turismo, o cockpit não foi configurado automaticamente. As funções de comando precisam ser atribuídas manualmente. Terminada a corrida, ele pode ser dobrado e transportado por uma alça.
Descontando o adaptador de rede sem fio, que é uma espécie de pen drive projetado para ser plugado no PlayStation ou no PC, o F430 é uma peça única. Essa característica é importante porque torna o controle muito mais fácil de ser instalado do que boa parte dos volantes para jogos, que normalmente exigem uma mesa sólida. Além disso, é possível ajustar a haste que ligar o aro à pedaleira, tornando o controle acessível a adultos e crianças. A chateação na hora de usar o F430 se deve exclusivamente ao software que, como já mencionamos, exige que o usuário especifique os comandos manualmente. Fora isso, não é difícil carregar o volante consigo para uma seção de corridas na casa de um amigo.
No entanto, uma das razões por trás dessa vantagem é justamente a ausência de um motor interno, que reagiria aos eventos do jogo para simular situações reais. Pode-se argumentar que a pouca resistência do aro facilita a jogabilidade, mas tal facilidade não necessariamente torna o jogo mais divertido. Mas não é somente nesse ponto que o F430 quebra o realismo. O aro do volante é consideravelmente menor de um aro real, o que causa estranheza em quem já é dono de uma carteira de motorista. Ainda mais grave é o fato de que rotação máxima do aro não passa de uma volta completa, ou seja, insuficiente para reproduzir o grau de controle que um motorista tem sobre um carro real. Outra questão que merece atenção é a ausência do câmbio e da embreagem, o que pode decepcionar os fã da fórmula GT.
Se dirigir com o F430 não provoca aquela adrenalina que se sente ao brigar com um motor pelo controle do aro, pelo menos é uma experiência mais completa do que o teclado ou o Dual Shock do PlayStation podem proporcionar. Como já mencionamos, o sistema de transmissão sem fio funcionou com precisão, sem atrasos perceptíveis e com um alcance de aproximadamente 10 metros. Contudo, o volante não se dá muito bem fora das pistas. Navegar pelos menus do PlayStation com os escassos controles do F430 não é uma experiência agradável: você provavelmente terá que manter o controle convencional conectado.
O propósito do F430 claramente não é proporcionar uma experiência realista como o outro volante da Thrustmaster que testamos há algumas semanas, o TS500 RS. A proposta aqui não é imersão, mas praticidade, e nesse ponto oF430 cumpre bem o seu papel. Ainda assim, há que se considerar que, se você leva os jogos de corrida tão a sério que está disposto a gastar 1.400 reais em um controle, é bem provável que um volante com motor interno é uma máquina mais adequada aos seus desejos.
Ficha técnica
Compatibilidade | PlayStation 3 e PC |
---|---|
Conexões | sistema sem fio de 2,4 GHz |
Bateria | 4 pilhas AA RL6 de preferência de carregável (as comuns duração de 50 horas) Não deixar pilhas dentro de caixa pois de descarregar totalmente. |
Peso | 10,5 kg |
Manual
Controladores |
Avaliação técnica
Prós | Obedece aos comandos com precisão; se comunica com o console ou com o PC sem a necessidade de fios; facilidade de instalação; |
---|---|
Contras | Não tem motor interno; aro pequeno e com baixo ângulo de rotação; precisa ser configurado manualmente; |
Conclusão | Ideal para quem quer uma forma prática de aproveitar melhor os jogos de corrida, mas não se preocupa muito com realismo; |
Média | 7.9 |
Review mto boa mano parabens!
ResponderExcluirEu perdi o receptor wareless dele e não acho outro igual para comprar oq devo fazer?
ResponderExcluirTbm perdi o receptor. Onde encontro pra comprar?
ResponderExcluirmeu pc nao reconhece dentro do jogo oq faço?
ResponderExcluirPreciso do receptor para ele ligar ?? Pois peguei um no garimpo porém não sei se tá funcionando não tem o receptor
ResponderExcluir