Amigos, este é um post off-topic, mas nem tanto…
O Nintendo Wii foi mais que um console de
videogame: ele mudou os rumos da indústria, deixou todo mundo de boca
aberta com a possibilidade de jogar com aquele nível de interação e
desprezou avanços típicos, como a força-bruta de processamento. Quase 5
anos depois, controles de movimento em videogames domésticos são lugar
comum, mas em 2006… é só perguntar para qualquer jogador de videogame:
ele descreve com riqueza de detalhes sua primeira partida de Wii Sports.
Pouco tempo após o lançamento do Wii, o Arnaldo Diniz, amigo de longa data e meu “personal Professor Pardal” (ele é o arquiteto por trás do SuperConsole,
e isto é apenas um exemplo do que ele já fez por mim) veio a minha casa
conhecer o novo console tão falado. Fã da Nintendo e de certos jogos
disponíveis para seus consoles – em 1996 me fez sequenciar uma MIDI da
música de abertura de Final Fantasy… – e, principalmente, da abordagem
criativa que a empresa sempre costuma fazer a cada nova geração, ficou
completamente seduzido pela eficiência e simplicidade do Wiimote. Jogou
Wii Sports por quase 2 horas seguidas, investigando cada detalhe da
experiência, enquanto eu tentava colocar um mísero teclado sem fio para
funcionar no meu PC, para mostrar alguns jogos next-gen depois da sua
sessão de tênis. Ele nem se interessou pelos gráficos de Mass Effect,
Dead Space… depois de conhecer o Wii :P
Tempos depois, seu projeto de graduação
de Ciências da Computação gravitava em torno de experimentos que
envolviam a tecnologia de detecção de movimentos do Wiimote – chave da
revolução proposta pelo Wii. A Nintendo decidiu utilizar a especificação
bluetooth na conexão do controle com o console, que é uma tecnologia
devidamente padronizada e não-proprietária (todos podem utilizá-la sem
pagar royalties); portanto, qualquer pessoa + um computador pode fazer
uso das capacidades do Wii Remote. Diversos projetos surgiram, variando
entre acionadores de timbres de bateria eletrônica até sistemas que controlam uma casa inteira. Um destes usos alternativos é aproveitar o Wiimote para obter uma lousa interativa de baixíssimo custo.
Após
conhecer alguns projetos do gênero (que, até então, só existiam fora do
Brasil), o Arnaldo decidiu partir para estudar detalhadamente as
entranhas da tecnologia e… encurtando a história, ele hoje ensina,
gratuitamente, como montar um kit completo que permite qualquer pessoa
ter uma lousa interativa, através do seu site YTboardProject.com.
Escreveu um software que fazia parte do sistema da lousa interativa
para seu projeto final de graduação e deu seguimento após o término do
curso – aperfeiçoando a ferramenta em diversos aspectos. Com interface
elegante e funcional (muitos softwares nacionais, infelizmente, não
recebem estes cuidados – os programas do Arnaldo não têm este
“problema”), o programa oferecido pelo projeto cuida da comunicação
entre o Wiimote, o bluetooth do sistema operacional (Arnaldo inclusive o
tornou compatível com as versões 64-bit do Windows), além de oferecer
uma ferramenta de anotação – que permite efetivamente usar o sistema
como um quadro branco virtual.
No site, além de ensinar e ceder uma
versão do software para download gratuito, ele oferece suporte e aceita
sugestões da comunidade – que contribue continuamente para o sucesso e
valor do produto final. Adicionalmente, o Arnaldo oferece um kit
completo, com canetas infra-vermelho de alumínio (manufaturadas para
este fim), Wiimotes que não necessitam de pilhas e software que garante
estabilidade máxima à conexão bluetooth no sistema Windows (Bluesoleil).
Como
apóio o Arnaldo em suas diversas empreitadas científicas há quase 2
décadas, com o YTboard não seria diferente: fizemos um vídeo para
contribuir com a divulgação do seu projeto, através do dinamismo próprio
desta mídia. Sem mais delongas, convidamos a conhecerem e, quem sabe,
divulgarem seu projeto a quem tiver interesse – seja para fazer uso em
sala de aula, apresentações, etc. ou simplesmente para interessados em
tecnologia. Apesar do conteúdo não estar diretamente ligado aos
videogames, a tecnologia barata e eficiente do Nintendo Wii bem
utilizada por um também retrogamer – por volta do ano 2000 nós dois até
fizemos uma banda na qual, nos ensaios, marcavam presença músicas de Out
Run, Sonic e R-Type, dentre outras :) – é o gancho para que, quem sabe,
aceitem o nosso convite de assistir o vídeo a seguir…
Este não é um Cosmic Cast/Fast, mas nós
do Cosmic Effect ficamos honrados em contribuir de alguma maneira para
este projeto sensacional – que provavelmente nem existiria, não fosse
um… console de videogame. Esperamos que os amigos retrogamers que nos
acompanham curtam o Projeto YTboard do Arnaldo Diniz :)
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