Quem precisava instalar o Ubuntu nos seus computadores tinha duas alternativas. A primeira era baixar a imagem ISO usando download direto ou BitTorrent
(ei, veja você, um uso legítimo para torrents!) e depois gravava um
disco ou pendrive qualquer para instalação. A segunda era pedir CDs
gratuitos a partir do site da própria Canonical, a empresa por trás dessa distribuição do Linux, pelo programa ShipIt. Mas a partir de hoje, apenas a primeira opção resta.
Segundo um post no blog oficial da empresa, os custos de enviar um CD para diversos lugares do mundo estavam altos demais e por isso o seu programa ShipIt para indivíduos foi descontinuado. Ele continua, em forma reduzida, para comunidades locais registradas pela Canonical.
Mas os interessados em ter um CD oficial da distribuição ainda podem comprar a versão mais recente na loja oficial da Canonical, onde são vendidos em pacotes de 5, 20, 100 e 200 unidades com preços variando entre 5 e 135 libras (13 a 353 reais).
O programa ShipIt de envio gratuito de CDs começou em
Canonical já limitava a quantidade de discos enviadas para indivíduos a uma ou duas unidades, mas foi somente agora que a operação se tornou financeiramente inviável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário