quarta-feira, 28 de março de 2012

Kit de ferramentas para o técnico em Hardware


Enfim, após tantas promessas vou dividir com vocês o segredo da pasta preta que faz figuração em todas as cenas onde eu   apareço!
Na verdade, esse post não está sendo escrito só para os meus alunos, penso também nos paraquedistas que chegam a esse blog procurando por "técnico em hardware" ou "técnico em manutenção", "toolkit pc repair" ou mesmo pela tag "ferramentas".
Vou montar kits de ferramentas para todos os gostos, um para o técnico pobre que têm poucos recursos para investir e outro para o técnico mais afortunado que está disposto a gastar um pouco e impressionar mais o cliente.
Se você quiser aparecer, digo, impressionar mesmo, consiga logo uma parafusadeira elétrica ...impressiona qualquer um!
Começarei pelo kit do pobre:
1 chave philips[bb] (numa loja de R$ 1,99 pertinho de você)
1 aspirina ( pras dores de cabeça que virão...)
e muita sorte! (não tem preço)
Foi assim que comecei minha jornada ali pelas idas de 1999... maus tempos aqueles, como eu não tinha lugar pra fazer backup, eu apagava manualmente as pastas de sistema do Windows 98 e as reinstalava "na unha", tudo isso para evitar a perda dos dados dos clientes.
Hoje mais de 12 anos depois, não mudou muita coisa... mas pelo menos, temos bem mais opções e recursos.
Chega de blábláblá e vamos montar um Kit melhorzinho:

Vamos começar pela bolsa:
Existe uma bolsa especial para transportar a máquina (quando necessário) que possui compartimentos para gabinete, teclado, mouse e outros acessórios, a alça de ombro removível com apoio acolchoado faz com que esse procedimeto seja menos desconfortável.
Clique aqui e veja como não é tão caro assim!

Conheça outras opções de transporte

Obviamente esse não é um item obrigatório, mas de todo jeito você deverá possuir uma maleta para transportar seu ToolKit. Uma sugestão é a boa e velha maletinha 007, também chamada pasta executiva, o problema é que cabem menos coisas nela, ao contrário da pasta carteiro que é maior e mais organizada.
Um kit de chaves como esse custa na faixa de vinte e poucos reais, clique aqui e compare os preços na internet.
Nesse kit vem:
chaves Philips
chaves de fenda
chaves de torque
Alicates 
Pinças de vários tamanhos, tubo plástico e uma pinça especial para pegar parafusos que caem em lugares difíceis.
Falando em lugares difíceis, adicione ao seu kit uma lanterna[bb], você não imagina o difícil que é enxergar uma porta SATA ou IDE, na vertical, embaixo de uma mesa cheia de cacarecos alheios que você NÃO pode derrubar. LANTERNA JÁ! Dê preferência às lanternas dínamo (elas não usam pilhas!) e se quiser ter as duas mãos livres para trabalhar no equipamento, sugiro uma dessas lanternas com suporte de elástico que o técnico pode prender na testa, como esta da figura ao lado.
Abrir a máquina não basta, isso você faria até com uma faca de cozinha, vamos aos acessórios de teste, backup e outros.
Multímetro Digital
Convenhamos que você irá precisar de um multímetro, eu recomendo os digitais pela facilidade de manuseio e interpretação das informações.
Clique aqui e compare preços de multímetros digitais.
Para fazer Backup (cópia dos dados que o cliente não quer perder), temos algumas opções:
1 HD externo USB
HD externo USB à partir de R$ 109,00
O HD externo portátil é compacto e tem a capacidade de armazenar informações de uma foma rápida, segura e eficaz. Perfeito para backups. Compativel com USB / Plug and Play.
Mas se você já tem um HD IDE sobrando, pode utilizá-lo como mídia de backup e fazer dele um HD externo, bastando pra isso adquirir um case ou gaveta USB, que é bem mais barato que um HD externo e ainda aceita gravadores de CD e DVD. Você conecta o HD ao conector IDE da gaveta e liga na porta USB do micro do cliente, ele vai reconhecer e pronto é só copiar! Clique na imagem para comparar preços na net.
E para finalizar nossa listinha, não podemos nos esquecer dos adaptadores para USB - IDE- PS1 - PS2 - Firewire[bb] e outros formatos. Possuir no seu kit um cabo adaptador / conversor do padrão IDE para o SATA é uma atitude bastante inteligente.

PENDRIVES

Hoje há pendrives, e dispositivos de armazenamento portáteis com variadas capacidades de armazenamento e em alguns casos, onde o volume de dados seja pequeno, os pendrives podem sim, substituir os HDs externos, lembrando que em alguns casos, você precisará iniciar a máquina por um CD bootável para recuperar dados, conheça algumas opções de live cds nessa lista de softwares úteis que publiquei anteriormente aqui e aqui

E não se esqueçam dos serviços de Backup online como o Mozy e o DropBox
Deixem sugestões e itens que vocês costumam usar nos comentários deste post! Brevemente irei falar sobre os itens de um administrador de redes e algumas coletâneas de CDs que são indispensáveis ao técnico em Montagem e Manutenção de Computadores e Redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário