quarta-feira, 28 de março de 2012

Produzindo Screencasts no Linux



Ferramentas para Screencasts Se você acha que criar screencast é coisa para sistemas Mac e Windows, revejam os seus conceitos, pois para o Linux existem diversas ferramentas de qualidade e que vão desde a gravação, captura de imagem até edição e conversão de vídeos.
O objetivo deste post é apresentar algumas interessantes ferramentas open-source de grande utilidade para auxiliá-lo na produção de vídeos e screencasts.

 
1 – Gravando
Uma ferramenta voltada para gravar ações na área de trabalho. Foi totalmente escrito em linguagem C com a interface front-end para versões PyGTK (suporte para ambiente Gnome) e PyQt4 (suporte para ambiente KDE).
O aplicativo é totalmente simples e objetivo, sendo configurado em poucos cliques. Possui a funcionalidade de gravar apenas audio nos formatos ALSA, OSS ou Jack Audio Server.
E grava nativamente vídeos no codec Theora Video sobre formato Ogg.

2 – Captura de imagem
Totalmente prático, o Shutter é uma maravilha na hora de capturar imagens do seu sistema. Entre suas funcionalidades em destaques são: Captura específica de uma área, captura do desktop, captura de uma janela, captura de um site (Utilizando o Gnome-Web-Photo), captura de um menu ou tooltip, edição rápida de imagens e o mais legal, totalmente integrado com o Ubuntu One, permitindo compartilhar facilmente com esse serviço.

3 – Editando
Não é um editor de vídeo profissional, mas suas funcionalidades ajudarão muito na hora de fazer alguns ajustes ou efeitos em seus screencast. Escrito em Python com biblioteca Gtk+ e GStreamer, suas funcionalidades em destaques são: suporte a camadas múltiplas na linha do tempo, permitindo a sobreposição simples de várias fontes de áudio e vídeo, trabalha com imagens estáticas como faixas de vídeo e é capaz de recortar clipes de áudio e vídeo pelo editor.

4 – Convertendo
Excelente aplicativo para conversão de vídeo, possui uma interface simples e objetiva, trabalha apenas com formatos de vídeos open-source. Os formatos em destaque são: MP4 ,WebM, Matroska, Avi, Ogg e Flv. Os codecs de vídeos inclusos são: MPEG2, MPEG4, DivX, Theora, Flash Video, H.264 e VP8. E os codecs de audio incorporados nele são: MP3, AAC, Vorbis, FLAC, Speex e WAV.. Resumindo é uma excelente alternativa para converter vídeos em alta resolução para formatos conhecidos pela web, principalmente na hora de hospedá-los em sites como Youtube, Vimeo ou outros.
Com esses 4 programas você já estará preparado para elaborar screencasts ou edição de vídeos com qualidade, afinal será feito no Linux. 8-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário